sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sessão Itaguaí ABC122




 Marco Barreto cria projeto sobre Educação no Trânsito


“Este projeto é para melhorar a segurança de pedestres, transeuntes e motoristas. Projeto este que vai gerar uma despesa insignificante, porque nosso propósito é trabalhar em parceria com as Secretarias de Educação e Transportes. As propostas farão parte do dia-a-dia do docente e do discente. Nossa intenção é fazer que nossos jovens e crianças se tornem agentes multiplicadores, porque a teoria mais a prática são iguais à realização. Quem nunca viu a cena de uma criança brincando atropelando com seu velocípede ou bicicleta os pais ou os amiguinhos? Essa brincadeira pode servir de exemplo para mostrarmos às crianças o quanto isso na vida real pode trazer graves conseqüências. A violência no trânsito aumenta a cada dia. Nosso projeto visa interação de oficinas, questionários e uma blitz educativa para ensinar as crianças e os jovens:
• O perigo da alta velocidade;
• Gentileza no trânsito;
• Convencer os jovens que eles são agentes do processo de transformação;
• Promover na equipe responsabilidade compartilhada;
• O respeito e a responsabilidade que deve haver entre motoristas, transeuntes e pedestres.
Por que nosso público alvo são as crianças e os adolescentes? Para estimulá-los a ter valores da gentileza que gera gentileza, como escreveu o poeta, e porque não o valor do “me dá licença?”. “muito obrigado!”, “por favor”. Já fiz contato com o Secretário de Transportes este que possui com sua equipe a mesma proposta e isso é mais um ponto positivo para o nosso projeto.”
Discurso do Vereador Marco Barreto
Feito no Dia 14/05 - Câmara Municipal de Itaguaí


Carlos Kifer e o caso Procon

O Vereador Carlos Kifer, o grande vitorioso do dia com seu grande poder de persuasão, discorreu mais uma vez, agora sobre a questão do PROCON, quando parabenizou o Vereador Vicente Rocha pela iniciativa de na época fundar a entidade para funcionar num anexo da Câmara e afirmar que fizera parte da Mesa diretora que acabou com o PROCON, seguindo naquela época uma proposta do Presidente da Mesa, que havia assumido o compromisso de passar o órgão ao governo municipal anterior, o que acabou não ocorrendo na prática.
“O Prefeito anterior parece que se esqueceu do PROCON, nós tentamos na época desesperadamente fazer o convênio com a Defensoria Pública infelizmente senhor presidente o nosso convênio foi inviabilizado”, relatou Kifer o fato ocorrido, no entanto, o Presidente, Vereador Nisan César anunciou que está empenhado em reabri-lo num anexo maior e voltado com todas as novas Leis que cuidam do interesse do Procon junto aos consumidores.


 
Mirian Pacheco desfaz dúvidas sobre caso APAE

A Vereadora Míriam Pacheco pediu este espaço, para falar sobre a nota que a APAE postou no facebook , que foi motivo de discussão nesta Casa na semana passada, sobre a falta de pagamento dos funcionários da APAE a 4 meses, de janeiro a abril, por causa de um processo que rege o convênio entre a Prefeitura e a APAE.
“Por causa do sumiço do processo na Prefeitura, todos nós ficamos muitos sensíveis com a situação, até porque a APAE fechou sua portas provisoriamente e nós sabemos a importância do trabalho realizado pela instituição. O Presidente, Vereador Nisan César, colocou a Procuradoria da Casa à disposição da Presidente da APAE, Cintia Comiãno, para estar resolvendo até o problema de inadimplência da APAE, ocasião que também pediu-me para acompanhar a presidente até a sede da Prefeitura afim de esclarecer o problema.
Na ocasião conversei com a Procuradoria da Prefeitura e tanto a Procuradoria como Cintia Comiãno me informaram que este processo havia sumido no ano passado e que a Prefeitura, inclusive, havia saldado pagamentos atrasados desde outubro passado, contraídos, portanto, na gestão anterior. Ora, se o governo atual pagou outubro, novembro e dezembro passados, ficou claro que a inadimplência não se devia ao documento extraviado. Mas sim, por conta do Déficit de Prestação de Contas, a qual é obrigada a realizar a APAE, para receber o abençoado repasse”, esclareceu dando fim ao embaraço a Vereadora Míriam Pacheco.


 

Vicente Rocha denuncia procedimento errado em tratamento médico


O vereador Vicente Rocha relatou que dias desses em seu gabinete, recebeu a visita de duas moradoras de Itaguaí, que têm uma doença terrível, que é o câncer, conhecido como câncer de cabeça e pescoço. “O INCA quando você direciona um paciente que tem tumor na parte alta do corpo, é câncer de cabeça e pescoço e o diretor do INCA, Doutor Fernando cuidou do meu pai, então conheço profundamente o sofrimento que há nesse tipo de paciente. Minha tristeza maior foi ouvir de uma especialista aqui da cidade que tem pessoas desde 2011 com esta doença. Isso é um crime, ou seja, pessoas que, com certeza já foram a óbito, ficam esperando na fila para fazer o tratamento. E recebi em meu facebook mais uma pessoa que sofre com esse problema, então, são três pessoas que moram aqui na nossa cidade que vive esse problema desde 2011. Olha que irresponsabilidade e estarei indo até a Secretaria de Saúde do município, para saber quais são os procedimentos. Ficar a par de quais procedimentos que o gestor está tomando em relação a estes pacientes, que são portadores dessa doença gravíssima, câncer de cabeça e pescoço.
Fiquei muito entristecido ao tomar conhecimento através de uma paciente que me informara que no governo passado, quando ela ia se tratar com o Doutor Gabriel, fazia os exames e era informada que realizaria a intervenção cirúrgica no hospital São Francisco. Enquanto outro médico me afirmou que jamais esta paciente seria operada em Itaguaí. Estavam a enganando, porque aqui não tem CTI para operar cabeça e pescoço. Olha que barbaridade, afirmar de forma enganosa a um paciente com câncer que ele será operado no São Francisco, isso é caso serio. Vou levar esta denúncia ao Ministério Público para apurar responsabilidades e ainda saber junto à gestão atual, quantas pessoas estão na fila esperando e quantas já foram atendidas”, justificou sua ação o Vereador Vicente Rocha, que ainda mencionou quer somar esforços com o presidente Nisan César para reabrir o PROCON, na Câmara de Itaguaí.
“Porque todos nós estamos sendo enganados, nos bancos quando somos maltratados nos bancos. Os comerciantes, os grandes empresários não estão tendo responsabilidade com os consumidores. Vou relatar um caso ocorrido com uma amiga minha. Ela assistiu a propaganda da Loja Ricardo Eletro, no qual estava a venda uma sanduicheira elétrica por R$ 29,90. Ao chegar a loja, a mesma sanduicheira estava sendo comercializada por R$ 39,90, ou seja, a propaganda que veicularam na televisão não era de fato o que estava sendo executado na Loja de Itaguaí, então ela chamou o gerente e o caso foi felizmente resolvido. Mas quantas pessoas foram lesadas, porque acreditaram naquela propaganda, que engana o consumidor”, denunciou Vicente Rocha.

 

Jaílson Barbosa preferiu seguir seus companheiros

O Vereador acredita que os vereadores autores dos projetos de Lei que haviam sido vetados pelo Executivo analisaram melhor seus projetos e não se sentiram prejudicados com suas recusas pelo Executivo, e que, então, não seria ele a votar pela derrubada do veto dado pela Prefeitura.
“Já existe uma ideia de modificação, o que já é um avanço. Agora gostaria de justificar no Plenário o meu voto. É necessário, que quando o Poder Eexecutivo enviar um veto para esta casa, que envie com tempo, para que esse veto não chegue 15 minutos para começar a Sessão. Acompanho os meus colegas, acompanho o Vereador Carlos Kiffer, que tem um jogo de cintura fantástico. Mas quero falar para o Prefeito Luciano Mota que as minhas criticas feitas aqui contribuem mais com o seu governo do que muito que dizem os que estão do seu lado. Falo a verdade e não torço contra o município, não quero que ele afunde, muito pelo contrário, desejo que o município acerte. Esta voz aqui que critica é uma voz que também fala com humildade para chegar agora e enviar um documento para o prefeito Luciano Mota para dizer que ele acertou em colocar de novo os funcionários da APAE em dia com seus salários e a entidade voltou a funcionar”, rendeu-se Jailson Barbosa.


 

QUANTO AOS VETOS


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação analisou o veto integral ao Projeto de Lei 3068 de 2013, de autoria do Vereador Noel do SOS, que instituia o Programa Fim de Semana na Escola, o FISE, que após a análise das razões do Veto do Poder Executivo, a comissão, que havia oferecido anteriormente favorabilidade, acabou retrocedendo e opinando nesta ocasião pela manutenção do veto conforme argumentos apresentados, por oportuno,dada a relevância do projeto, recomendando um novo estudo e posterior a apresentação do projeto de lei modificado.
Os mesmos tratamentos foram oferecidos aos vetos seguintes, o de número 3073 de 2013 e ao Projeto de Lei 3069 de 2013
O líder do governo, Carlos kifer, argumentou junto aos demais Edis que no final do ano, quando a Casa votará o Orçamento, todos os projetos serão discutidos e analisados segundo a capacidade financeira do município. “São projetos que vão trazer benefícios à população. Vamos discutir com os secretários e fazer emendas ao orçamento. Vamos amadurecer o suficiente para buscar a parceria com o governo Luciano Mota, que tem boas intenções. A era da política da perseguição acabou. O que temos hoje é a política da parceria, do entendimento e do diálogo. Com a minha humilde experiência, agradeço ao presidente Nisan César e aos demais vereadores pela manutenção do veto e peço paciência com atual governo”, conclui seu pensamento o líder.





Marco Barreto defende sua Moção


O Vereador Marco Barreto defendeu sua Moção. “Esta Moção veio a partir de um fato denunciado a mim referente a um jovem gari da nossa comunidade, que padeceu devido a uma contaminação séria, infectado por falta de medidas prévias.
Quando houve a denúncia quis pesquisar quais eram ou quais seriam os procedimentos que deveriam ser tomados no seu caso, porém a atividade em campo revelou que esses dois profissionais de excelência, um de 25 anos e outra com menos tempo, mais pessoas motivadas, engajadas e pessoas que realmente defende na comunidade aquilo que coloquei sobre a questão da beleza, a questão do asseio, a questão da preservação da proteção”, contou o motivo de seu propósito o Parlamentar Marco Barreto.



Foto: Itaguaí ABC122 - Marco Barreto defende sua Moção

O Vereador Marco Barreto defendeu sua Moção. “Esta Moção veio a partir de um fato denunciado a mim referente a um jovem gari da nossa comunidade, que padeceu devido a uma contaminação séria, infectado por falta de medidas prévias.
 Quando houve a denúncia quis pesquisar quais eram ou quais seriam os procedimentos que deveriam ser tomados  no seu caso, porém a atividade em campo revelou que esses dois profissionais de excelência, um de 25 anos e outra com menos tempo, mais pessoas motivadas, engajadas e pessoas que realmente defende na comunidade aquilo que coloquei sobre a questão da beleza, a questão do asseio, a questão da preservação da proteção”, contou o motivo de seu propósito o Parlamentar Marco Barreto.

 

Nisan César culpa a gestão Estadual


Já o presidente Nisan César aproveitou o tema para parabenizar o Vereador Márcio pelo trabalho realizado por ele na Comissão. Ele também ressaltou que tanto o coronel Ranulfo, quanto o
Capitão Brandão, quanto todos nós, sofremos na verdade por uma questão de gestão do Governo do Estado. Estava olhando no site do Governo do Estado, a atuação da Polícia Militar atualmente. A Comunidade do Morro do Cantagalo, conta com 5 mil habitantes e lá foi colocada uma UPP com 400 policias., o que dá uma média de 12 e meio moradores por cada policial. Aqui em Itaguaí nós temos 110 mil pessoas para 22 policias, o que dá cerca de 5 mil pessoas por policial. Nem se fosse um Exército de Rambos para nos defender, comparou o presidente.
A sua conclusão é de que o problema não está na nomenclatura numérica deste ou daquele Batalhão: “Não é o 27, 24, o problema é que eles não têm condições de estar em dez lugares ao mesmo tempo. Esse sim é o grande problema. É problema de gestão do governo do estado. Do nosso governador do estado, que só pensa na Zona Sul. Ele está muito mais preocupado em vender a Copa do Mundo como um grande produto para o mundo inteiro. Está preocupado em vender a Olimpíada como um grande produto, passando uma idéia de que o Rio de Janeiro está seguro. Enquanto nós aqui do interior estamos sentido isso tudo que vem acontecendo na área de Segurança Pública”, esbravejou Nisan César culpando o governador Sérgio Cabral pelo problema vivido na área de segurança Pública estadual.

Marcio Pinto parabeniza organismos de segurança e saúda convênio com Estado


O Vereador Marcio Pinto reforçou a tese de que a Comissão de Segurança Pública da Câmara, a qual preside, está realmente empenhada em ajudar em questão de Segurança Pública do nosso município. Ele contou ao Presidente da Casa, Vereador Nisan, que esteve reunido com membros da cúpula da PM que atua em Itaguaí e ainda com as autoridades responsáveis pela segurança pública na cidade quando Pública aproveitou para parabenizar o Prefeito, Luciano Mota, seu secretário municipal de Segurança Pública, por estarem alinhados em oferecer condições de trabalho ao Coronel Comandante do 24°, que lhe explicou, após a reunião realizada na Câmara, sobre a dificuldade de se conseguir o tão desejado aumento do efetivo policial para Itaguaí. Porém, alardeou o parlamentar, o prefeito Luciano Mota, junto com o Secretário de Segurança, já está preparando a execução de um convênio com o Governo do Estado, com a Polícia Militar que deverá colocar mais 60 profissionais nas nossas escolas e nas comunidades. “Isso dará condições de aumentar o efetivo da nossa cidade”, observou Marcio Pinto, referindo-se à realização do projeto Proeis.


 

 

Abeilard Goulart quer repressão ao tráfico de drogas


O Vereador disse ao iniciar sua fala que tentaria ser equilibrado “para que mais tarde não sofra retaliações”, alertou o parlamentar.
Ele contou que passou pelas ruas de Itaguaí à noite, dias destes, e ficou espantado pela grande quantidade de viaturas que estavam distribuídas em pontos estratégicos da cidade. “Tinham muitas viaturas espalhadas na cidade de Itaguaí. Porém faço um alerta que qualquer cidadão e qualquer policial sabem onde estão situadas as “bocas de fumo” de Itaguaí. Sabem que os traficantes estão no local; sabe os horários que eles estão lá e não tomam providências nenhuma. É através do tráfico de drogas que aumenta o número da violência na nossa cidade. É atrás da droga que um jovem às vezes mata uma pessoa da família oi vai assaltar uma casa. Acredito que enquanto quanto existir boca de fumo na frente de todo mundo, isso vai continuar a acontecer. Não se pode deixar que a boca de fumo se prolifere como vem acontecendo em Itaguaí. Isso não posso aceitar”, desabafou Abeilardinho.


 

 Vereadores dão Crédito de confiança ao Prefeito

A única Sessão ocorrida na semana passada em Itaguaí, no dia 14 de maio, prometia pegar fogo, mas o “Bombeiro” Vereador Carlos Kifer, líder do Governo na Casa, que por coincidência ou não esteve ausente da Sessão anterior, como bom articulador que é serenou os ânimos exaltados até então e solicitou um Voto de Confiança nas pretensões do Governo Municipal para com as causas que envolvem a cidade de Itaguaí. “Peço aos Edis o Voto do Bom Senso, por uma Itaguaí unida pelos mesmos ideais”, clamou Kifer, que conseguiu ser muito bem interpretado por todos os seus pares e, assim, os vetos do Prefeito Luciano Mota, foram mantidos por todos os Vereadores que compõem a Casa.
A sessão havia começado Comunicando os Vetos das Leis 3068, 3069 e 3073.
Na seqüência ocorreram os despachos da Comissão de Constituição e Justiça, dando ciência aos Ofícios do Gabinete do Prefeito, 214 de 2013.
Logo depois entraram em pauta os Projetos, de Autoria do Vereador Marco Barreto à Comissão de Constituição e Justiça, para emitir seu parecer, e o do Vereador Noel Pedrosa par parecer.
Já o 3° Projeto de Lei de Autoria da Vereadora Mirian Pacheco, pediu a alteração dos artigos 2° e 3° da lei 2192.

ORDEM DO DIA

Foi lida a Moção de Congratulações e de elogios ao Coronel da PM, Ranulfo Souza Brandão Filho, Comandante do 24° Batalhão da Polícia do Estado do Rio de Janeiro, de autoria do Vereador Carlos Kifer, que justificou a Moção de Congratulações e elogios, e aproveitando do uso da fala para indicar as outras indicações que são relacionadas a este mesmo tema que é a Segurança Pública da cidade. “Esses homens estão aí, arriscando suas vidas, se empenhando em função de defender o povo.Temos o disque denúncia, nós precisamos que o povo ajude a policia, fazendo denúncias”, pediu Kifer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário