quarta-feira, 29 de maio de 2013

Itaguaí ABC123 - Reforma Urbana é discutida em Conferência das Cidades

Itaguaí ABC123 - Reforma Urbana é discutida em Conferência das Cidades

Temas como moradia, mobilidade urbana, meio ambiente e desenvolvimento foram debatidos durante a 5ª Conferência Municipal da Cidade, realizada no sábado, dia 18, no Teatro Municipal de Itaguaí.
O destaque da conferência, reunindo representantes do Poder Público, movimentos populares, sindicalistas, empresários, entidades de classe e Organizações Não-Governamentais (ONGs) foi o de permitir o debate sobre os temas propostos e apontar possíveis alternativas a eles, permitindo a interlocução entre os gestores com os segmentos que compõem a sociedade. A meta é avançar na construção da política municipal, estadual e nacional de desenvolvimento.
Durante o evento, foram discutidos quatro eixos temáticos propostos pelo Ministério das Cidades, para serem levados pelos delegados eleitos às conferencias estadual e nacional.
Refletindo sobre o tema da conferência (Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!), o secretário municipal de Planejamento, Geraldo Ernesto de Oliveira agradeceu a presença de todos em um evento tão importante para a discussão das diretrizes para o planejamento urbano de Itaguaí. “A nossa cidade está procurando se organizar o mais rápido possível e está atenta aos problemas que afligem a população. Vamos buscar de todas as formas e maneira um jeito de amenizar os impactos que estão ocorrendo no município devido à chegada de grandes empreendimentos”.
Segundo o secretário, a atual administração municipal está disposta a discutir e buscar soluções para os temas impopulares. Para isso, ele espera contar com o apoio de toda a sociedade. “Vamos atuar juntos nesse processo de planejamento de nossa cidade para encontrar as melhores soluções. Essas são as principais propostas do governo Luciano Mota, que visa à reativação do trem para Itaguaí, a construção de um novo hospital municipal, mudança na gestão escolar, na segurança pública e na logística do transporte”, disse agradecendo também o auxílio da Câmara Municipal nos assuntos e projetos de interesse dos itaguaienses.
O professor de economia, políticas públicas e urbanas, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), Lamounier Erthal Villela, apresentou ao público uma nova maneira de “enxergar” o município, por meio da criação de polos de desenvolvimento regionais, facilitando o acesso das pessoas aos serviços mais próximos de onde elas vivem de forma a facilitar a mobilidade urbana. “Estamos desenvolvendo estudos sobre o município de Itaguaí. A nossa preocupação é entender como que esses grandes empreendimentos chegam a uma determinada localidade, no caso Itaboraí, Macaé e Itaguaí impactando na sociedade local. A nossa preocupação como pesquisador é entender uma questão da gestão social na participação junto com os poderes públicos e o mercado no processo de transformação” destacou.
Também participaram da conferência, o presidente dos Conselhos Comunitários Urbanos e Rurais de Itaguaí, Pedro Lodi, dos vereadores Vicente Rocha e Noel Pedrosa, entre outras autoridades municipais.
Etapas Estadual e Nacional
Após as explicações dos palestrantes, os participantes se dividiram em quatro grupos de debate para definirem propostas prioritárias, que serão levadas à conferência estadual, em setembro. Cada grupo apresentou suas propostas, e um processo de seleção definiu mais de quarenta delas que serão levadas à etapa estadual. São propostas que visam alinhar os investimentos e as estratégias das esferas federal, estadual e municipal. A maior parte delas relacionadas à mobilidade, habitação e saneamento.
De acordo com secretário Geraldo Oliveira, durante esta semana será feito um relatório com todas as reivindicações que será encaminhado para as conferências estadual e nacional. “As nossas reivindicações serão levadas para a Conferência das Cidades, que será realizada em Brasília, de 20 a 24 de novembro”.
A nossa cidade está procurando se organizar o mais rápido possível e está atenta aos problemas que atingem a população. Vamos buscar um jeito de amenizar os impactos que estão ocorrendo.
Geraldo Ernesto de Oliveira - Secretaria Municipal de Planejamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário