quarta-feira, 29 de maio de 2013

Itaguaí ABC123 - Cidade de Itaguaí vai virar Metrópole

Itaguaí ABC123 - Cidade de Itaguaí vai virar Metrópole
Prefeito Luciano Mota irá transformar Itaguaí em metrópole do futuro

Por Bob Gonçalves
Após percorrer vários pontos cruciais da cidade, anfitriando a competente equipe técnica do renomado arquiteto Jaime Lerner,em evento ocorrido no dia 23 de maio, o Prefeito Luciano Mota, foi ao encontro do mestre da arquitetura moderna em seu escritório de Curitiba, no ultimo final de semana, ávido por colocar em prática o mais breve possível seu ambicioso Projeto de mudar de uma vez por todas a fisionomia sisuda que hoje estampa a cidade de Itaguaí.
“Minha intenção é a de humanizar nossa cidade, oferecendo aos os seus moradores um moderno e novo conceito do bem morar com saúde e felicidade parta todos em suas comunidades. Meu objetivo é o de dar uma característica mais modernizada para a cidade e seus munícipes. O intuito é o de criar uma cidade inteligente em todos os seus aspectos inclusivos sociais que dê orgulho para todos nós, vislumbrou o sonho o Prefeito Luciano Mota, que promete, o realizará.
A idéia do Prefeito Luciano Mota é promover um profundo e detalhado projeto de urbanização consistente que dê sustentabilidade e suporte às metas hoje imaginadas
para o futuro que se descortina sobre a Itaguaí do governo Luciano Mota.
E para pôr tudo isso em prática, ninguém melhor do que o arquiteto e urbanista mundialmente conhecido Jaime Lerner, o realizador de sonhos; uma referência mundial em planejamento urbano, o arquiteto que já foi Três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná e que mostra como pode ser simples transformar uma cidade a partir de excelentes idéias acompanhadas de uma prancheta de arquitetura.
Frases feitas sobre Jaime Lerner preenchem sua vasta sabedoria e acabam por cair em ponto comum. Ele é o prefeito responsável por tornar Curitiba à capital verde do Brasil.
Sua biografia nos apresenta em carne e osso um mentor da revolução urbanística que projetou a capital do Paraná internacionalmente, transformando-a em referência mundial em planejamento urbano. E Isso Passados anos do episódio.
Lerner continua a ser requisitado por empresas e prefeituras de vários países interessadas em ouvir suas idéias e seus ideais. "Me tornei o Amyr Klink das cidades", disse certa vez o bem-humorado curitibano.
Ele começou a chamar a atenção em 1971, quando foi nomeado prefeito de Curitiba, aos 33 anos. Elegeu-se mais duas vezes prefeito (1979-83 e 1989-92) e duas vezes governador (1995-98 e 1999-2002). Assessorado por uma equipe talentosa, operou mudanças polêmicas, mais de uma sutileza singular que toca a alma.
Foi o caso da Rua 15 de Novembro, em 1972, transformada em área para pedestres em apenas 72 horas. "As mudanças têm de ser rápidas. Inovar é começar", diz. Na época, o Automóvel Clube organizou uma carreata para atravessar o local, mas Lerner desarmou a manifestação com perspicácia: cobriu o calçadão de papel e chamou crianças para desenhar.
Ao vencer resistências, transformou a cidade. "Nossa paisagem surgiu por vias administrativas", falaram sobre o urbanista.
Jaime Lerner sabe que mudanças positivas elevam a auto-estima do cidadão. "Ninguém segura uma população motivada." Levou sua experiência a Luanda, em Angola, onde revitalizou a orla marítima, solucionando ainda o problema do lixo e do crônico sistema viário da cidade.
Entre os prefeitos que o procuraram recentemente estão o de Buenos Aires, na Argentina, o de Durango, no México, e o de Amã, na Jordânia. Nos encontros, divulga sua idéia de cidade sustentável: a que integra moradia, trabalho e lazer, preserva a história e investe em transporte coletivo.
"Lerner é o campeão de enxergar o óbvio", disse a autora de livros sobre a história de Curitiba. Ou, como prefere um diretor paranaense que fez um filme sobre o urbanista: "Ele vê além da montanha".
Árvores e parques

Ovelhas levadas aos parques: alegria para crianças e grama aparada
Entre as cidades brasileiras, Curitiba é a que tem o maior índice de área verde por habitante: 52 m2* (segundo a Organização Mundial de Saúde, o mínimo recomendado é 12 m2). Nem sempre foi assim. Em 1971, a cidade contabilizava 0,5 m2 por habitante e a população era três vezes menor do que os atuais três Milhões de moradores.
A transformação ocorreu graças a campanhas que incentivavam a população a irrigar as árvores plantadas pelas ruas. "Com o slogan 'Nós damos a sombra e você a água fresca', conseguimos assegurar a sobrevivência de 1 milhão de árvores", contou Lerner.
A desapropriação de bosques também contribuiu para a arborização. Outra boa idéia da equipe de Lerner foi levar ovelhas para os parques: os bichinhos encantam as crianças e mantêm a grama aparada naturalmente.
Reciclagem
Antes mesmo de o assunto virar moda, Curitiba já discutia sobre o lixo que não era lixo. A campanha começou nas escolas durante as aulas de meio ambiente, introduzidas pela prefeitura nos anos 1980. "As crianças orientaram os pais a separar o lixo orgânico daquele que podia ser reaproveitado", ensinou o segredo Lerner.
Esse investimento em Educação para o meio ambiente faz efeito até hoje, como atestou a manicure Leila Araújo. "Levei uma bronca do meu filho ao tentar jogar o óleo de uma caçarola no ralo da pia. 'Mãe, você vai poluir os rios e matar os peixes', bradou com ela o menino corretamente ecológico.
Em 1991, o programa de reciclagem foi estendido às favelas, batizado de Câmbio Verde. "Trocava-se lixo por cestas básicas e vale-transporte. As favelas luziam de tão limpas", recordou a chefe-de-gabinete de Lerner.
Transporte coletivo
Lina Faria
Lerner em uma das estações tubulares suspensas
"Quer ajudar o meio ambiente? Use menos seu automóvel." O conselho de Jaime Lerner repercute bem entre os curitibanos (curiosamente, a capital paranaense tem o maior número de carros por habitante do país). O transporte público de boa qualidade incentiva o uso pela população. Implantado em 1992, o Sistema Expresso prevê canaletas exclusivas para os ônibus, além de estações tubulares suspensas com cobradores.
Elevadores garantem o acesso de usuários de cadeira de rodas. "Metronizamos o ônibus. O embarque é rápido e ocorre no mesmo nível da entrada do veículo. Transportamos 36 mil passageiros por hora numa mesma direção a um custo 100 vezes menor por quilômetro do que o do metrô", disse. O sistema foi exportado para Seul, Los Angeles e outras 81 cidades.
Prefeito é só elogios a Lerner

O prefeito Luciano Mota é só mimos para a forma Jaime Lerner de ser e sentir a vida urbana em sociedade. “Assim como ele, imagino uma Itaguaí valorizando a sua exuberante natureza, mais aconchegante sob o olhar crítico do seu morador com espaços que privilegiem nossas crianças e nossos idosos com um sem número de ferramentas sociais que os impulsionem a interagir com o espaço urbano criado para eles com os bairros do entorno central recebendo academias ao ar livre para a prática de exercícios em grupos; Espaço exclusivo para Ciclovias que interliguem esses bairros ao centro da cidade com incentivo ao uso da bicicleta; criar um moderno sistema de drenagem das ruas centrais do município; dar uma repaginada na ligação entre as praças centrais, criando um corredor exclusivo de pedestres até o Parque Municipal; entre tantas outras ideias ousadas que elevarão a auto-estima do nosso cidadão comum”, entregou parte do projeto o prefeito Luciano durante entrevista exclusiva para o Jornal ABC Diário.
Transbordando de felicidade, não cabendo em si por conta do Projeto já estar alinhavado, o Prefeito Luciano Mota foi além e entregou mais detalhes sobre este audacioso projeto de urbanização: “É uma visão de arquitetura futurística que deve incluir a construção de um moderno estádio de futebol, além de áreas de lazer e de outras atividades esportivas que têm a cara do cidadão; a criação de Parques Ecológicos e Olímpicos para toda a família se exercitar e passear; mudanças significativas no tráfego de veículos da cidade, em especial os dos transportes públicos e privados, devendo se conduzir dentro da ordem estabelecida, sendo a prioridade do cidadão em ruas e calçadas dotadas do mobiliário público necessário para oferecer conforto e qualidade para todos os usuários; Avenidas longas ligando os principais pontos da cidade, dotadas de rede aérea subterrânea, operando como autênticas vias expressas ou corredores viários se utilizando de rotatórias entre os eixos de circulação; implantar o uso do Bilhete Único nos ônibus e no Transporte Alternativo legalizado; e introdução do BRS em Itaguaí”, revelou o Prefeito Luciano Mota, que afirmou que “fará de Itaguaí uma cidade em forma de uma grande metrópole florida, sobretudo par a grata alegria de todo este povo”, concluiu o Prefeito.
Foto: Itaguaí ABC123 - Cidade de Itaguaí vai virar Metrópole
Prefeito Luciano Mota irá transformar Itaguaí em metrópole do futuro

Por Bob Gonçalves
Após percorrer vários pontos cruciais da cidade, anfitriando a competente equipe técnica do renomado arquiteto Jaime Lerner,em evento ocorrido no dia 23 de maio, o  Prefeito Luciano Mota, foi ao encontro do mestre da arquitetura moderna em seu escritório de Curitiba, no ultimo final de semana, ávido por colocar em prática o mais breve possível seu ambicioso Projeto de mudar de uma vez por todas a fisionomia sisuda que hoje estampa a cidade de Itaguaí.
“Minha intenção é a de humanizar nossa cidade, oferecendo aos os seus moradores um moderno e novo conceito do bem morar com saúde e felicidade parta todos em suas comunidades. Meu objetivo é o de dar uma característica mais modernizada para a cidade e seus munícipes. O intuito é o de criar uma cidade inteligente em todos os seus aspectos inclusivos sociais que dê orgulho para todos nós, vislumbrou o sonho o Prefeito Luciano Mota, que promete, o realizará. 
A idéia do Prefeito Luciano Mota é promover um profundo e detalhado projeto de urbanização consistente que dê sustentabilidade e suporte às metas hoje imaginadas
para o futuro que se descortina sobre a Itaguaí do governo Luciano Mota.
E para pôr tudo isso em prática, ninguém melhor do que o arquiteto e urbanista mundialmente conhecido Jaime Lerner, o realizador de sonhos; uma referência mundial em planejamento urbano, o arquiteto que já foi Três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná e que mostra como pode ser simples transformar uma cidade a partir de excelentes idéias acompanhadas de uma prancheta de arquitetura.
Frases feitas sobre Jaime Lerner preenchem sua vasta sabedoria e acabam por cair em ponto comum. Ele é o prefeito responsável por tornar Curitiba à capital verde do Brasil.
Sua biografia nos apresenta em carne e osso um mentor da revolução urbanística que projetou a capital do Paraná internacionalmente, transformando-a em referência mundial em planejamento urbano. E Isso Passados anos do episódio. 
Lerner continua a ser requisitado por empresas e prefeituras de vários países interessadas em ouvir suas idéias e seus ideais. "Me tornei o Amyr Klink das cidades", disse certa vez o bem-humorado curitibano.
Ele começou a chamar a atenção em 1971, quando foi nomeado prefeito de Curitiba, aos 33 anos. Elegeu-se mais duas vezes prefeito (1979-83 e 1989-92) e duas vezes governador (1995-98 e 1999-2002). Assessorado por uma equipe talentosa, operou mudanças polêmicas, mais de uma sutileza singular que toca a alma.
Foi o caso da Rua 15 de Novembro, em 1972, transformada em área para pedestres em apenas 72 horas. "As mudanças têm de ser rápidas. Inovar é começar", diz. Na época, o Automóvel Clube organizou uma carreata para atravessar o local, mas Lerner desarmou a manifestação com perspicácia: cobriu o calçadão de papel e chamou crianças para desenhar.
Ao vencer resistências, transformou a cidade. "Nossa paisagem surgiu por vias administrativas", falaram sobre o urbanista.
Jaime Lerner sabe que mudanças positivas elevam a auto-estima do cidadão. "Ninguém segura uma população motivada." Levou sua experiência a Luanda, em Angola, onde  revitalizou a orla marítima, solucionando ainda o problema do lixo e do crônico sistema viário da cidade.
Entre os prefeitos que o procuraram recentemente estão o de Buenos Aires, na Argentina, o de Durango, no México, e o de Amã, na Jordânia. Nos encontros, divulga sua idéia de cidade sustentável: a que integra moradia, trabalho e lazer, preserva a história e investe em transporte coletivo.
"Lerner é o campeão de enxergar o óbvio", disse a autora de livros sobre a história de Curitiba. Ou, como prefere um diretor paranaense que fez um filme sobre o urbanista: "Ele vê além da montanha".
Árvores e parques
 
Ovelhas levadas aos parques: alegria para crianças e grama aparada
Entre as cidades brasileiras, Curitiba é a que tem o maior índice de área verde por habitante: 52 m2* (segundo a Organização Mundial de Saúde, o mínimo recomendado é 12 m2). Nem sempre foi assim. Em 1971, a cidade contabilizava 0,5 m2 por habitante e a população era três vezes menor do que os atuais três Milhões de moradores.
A transformação ocorreu graças a campanhas que incentivavam a população a irrigar as árvores plantadas pelas ruas. "Com o slogan 'Nós damos a sombra e você a água fresca', conseguimos assegurar a sobrevivência de 1 milhão de árvores", contou Lerner.
A desapropriação de bosques também contribuiu para a arborização. Outra boa idéia da equipe de Lerner foi levar ovelhas para os parques: os bichinhos encantam as crianças e mantêm a grama aparada naturalmente.
Reciclagem
Antes mesmo de o assunto virar moda, Curitiba já discutia sobre o lixo que não era lixo. A campanha começou nas escolas durante as aulas de meio ambiente, introduzidas pela prefeitura nos anos 1980. "As crianças orientaram os pais a separar o lixo orgânico daquele que podia ser reaproveitado", ensinou o segredo Lerner.
Esse investimento em Educação para o meio ambiente faz efeito até hoje, como atestou a manicure Leila Araújo. "Levei uma bronca do meu filho ao tentar jogar o óleo de uma caçarola no ralo da pia. 'Mãe, você vai poluir os rios e matar os peixes', bradou com ela o menino corretamente ecológico.
Em 1991, o programa de reciclagem foi estendido às favelas, batizado de Câmbio Verde. "Trocava-se lixo por cestas básicas e vale-transporte. As favelas luziam de tão limpas", recordou a chefe-de-gabinete de Lerner.
Transporte coletivo
Lina Faria 
Lerner em uma das estações tubulares suspensas
"Quer ajudar o meio ambiente? Use menos seu automóvel." O conselho de Jaime Lerner repercute bem entre os curitibanos (curiosamente, a capital paranaense tem o maior número de carros por habitante do país). O transporte público de boa qualidade incentiva o uso pela população. Implantado em 1992, o Sistema Expresso prevê canaletas exclusivas para os ônibus, além de estações tubulares suspensas com cobradores.
Elevadores garantem o acesso de usuários de cadeira de rodas. "Metronizamos o ônibus. O embarque é rápido e ocorre no mesmo nível da entrada do veículo. Transportamos 36 mil passageiros por hora numa mesma direção a um custo 100 vezes menor por quilômetro do que o do metrô", disse. O sistema foi exportado para Seul, Los Angeles e outras 81 cidades.
Prefeito é só elogios a Lerner 

O prefeito Luciano Mota é só mimos para a forma Jaime Lerner de ser e sentir a vida urbana em sociedade. “Assim como ele, imagino uma Itaguaí valorizando a sua exuberante natureza, mais aconchegante sob o olhar crítico do seu morador com espaços que privilegiem nossas crianças e nossos idosos com um sem número de ferramentas sociais que os impulsionem a interagir com o espaço urbano criado para eles com os bairros do entorno central recebendo academias ao ar livre para a prática de exercícios em grupos; Espaço exclusivo para Ciclovias que interliguem esses bairros ao centro da cidade com incentivo ao uso da bicicleta; criar um moderno sistema de drenagem das ruas centrais do município; dar uma repaginada na ligação entre as praças centrais, criando um corredor exclusivo de pedestres até o Parque Municipal; entre tantas outras ideias  ousadas que elevarão a auto-estima do nosso cidadão comum”, entregou parte do projeto o prefeito Luciano durante entrevista exclusiva para o Jornal ABC Diário.
Transbordando de felicidade, não cabendo em si por conta do Projeto já estar alinhavado, o Prefeito Luciano Mota foi além e entregou mais detalhes sobre este audacioso projeto de urbanização: “É uma visão de arquitetura futurística que deve incluir a construção de um moderno estádio de futebol, além de áreas de lazer e de outras atividades esportivas que têm a cara do cidadão; a criação de Parques Ecológicos e Olímpicos para toda a família se exercitar e passear; mudanças significativas no tráfego de veículos da cidade, em especial os dos transportes públicos e privados, devendo se conduzir dentro da ordem estabelecida, sendo a prioridade do cidadão em ruas e calçadas dotadas do mobiliário público necessário para oferecer conforto e qualidade para todos os usuários; Avenidas longas ligando os principais pontos da cidade, dotadas de rede aérea subterrânea, operando como autênticas vias expressas ou corredores viários se utilizando de rotatórias entre os eixos de circulação; implantar o uso do Bilhete Único nos ônibus e no Transporte Alternativo legalizado; e introdução do BRS em Itaguaí”, revelou o Prefeito Luciano Mota, que afirmou que “fará de Itaguaí uma cidade em forma de uma grande metrópole florida, sobretudo par a grata alegria de todo este povo”, concluiu o Prefeito.

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