sexta-feira, 10 de maio de 2013

ABC 120-Sessão de Itaguaí


Itaguaí Edição 120-Parlamentares jogam gasolina na Fogueira das Vaidades entre Legislativo e Executivo



Vetos do Prefeito criam mal-estar entre os dois Poderes 
A sessão ordinária realizada pela Câmara dos Vereadores de Itaguaí, no dia 7 de maio, foi um tanto conturbada desde o seu início, quando a Vereadora Miriam Pacheco leu os expedientes recebidos e expedidos para a realização da Sessão.
Tudo porque o Prefeito Luciano Mota, resolveu seguir integralmente o parecer de sua Procuradoria sobre a mensagem de número 10, de 9 de abril de 2013, quando foi comunicado ao Legislativo que o Prefeito Luciano Mota, nos termos do inciso 4 do artigo 99, da Lei Orgânica Municipal, decidiu vetar integralmente por inconstitucionalidade o Projeto de Lei que institui o Programa Fim de Semana na Escola, o FISE, de autoria do Vereador Noel da SOS.
Este foi apenas o princípio do rastilho de pólvora que se sucedeu com a decisão do Prefeito Luciano Mota que de uma só vez vetou outros dois projetos que haviam sido aprovados pela Casa. O Projeto de Lei que dispõe sobre a reserva de vagas em Creches ou Escolas Municipais para crianças em idade compatível para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica de natureza física ou sexual e o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a ampliar o horário e dias de funcionamentos das Creches Municipais, ambos de autoria da Vereadora Miriam Pacheco.
Insatisfeitos com os vetos anunciados, os Vereadores reagiram com desagravo aos atos enviados pela Prefeitura:   



Vereador Vicente Rocha acendeu o pavio



“Penso que se uma Lei sai daqui aprovada pelas Comissões e avalizada pelos Procuradores da Casa, essa Lei ganha legalidade. Ninguém está aqui para brincar de fazer Lei, que não tem constitucionalidade. Essa Casa é uma Casa de Leis e as Leis aprovadas não saem daqui de forma errada, nem de brincadeira, nunca vi isso.
Com respeito muito grande ao Prefeito Luciano Mota que, tenho certeza, do que ele não sabe ao certo o que está acontecendo ao seu redor. Por isso, peço ao Prefeito que tome mais cuidado com sua Assessoria, pois essa Casa tem que ser mais respeitada. Os Vereadores desta Casa não podem cair no ridículo de fazer Leis, aprovando-as, e chegar no Executivo, o Prefeito vetar totalmente as intenções e os desejos dos Vereadores que representam as necessidades do cidadão de Itaguaí. Gostaria até de antecipar o meu voto, voto pelos meus amigos; voto com meus colegas Vereadores e Voto pela Constitucionalidade da Lei”, explicou sua tese o Vereador Vicente Rocha..


Vereador Jaílson Barbosa afirmou que também é solidário ao Legislativo



“Gostaria de anunciar aos meus colegas Vereadores, que sou solidário à Lei criada pela Vereadora Mirian Pacheco; como também sou solidário ao Vereador Noel da SOS; ao Vereador Marquinho Barreto, enfim sou solidário a todos os meus colegas Vereadores, com também à legitimidade das Comissões que analisam os Projetos e a nossa Procuradoria Jurídica.
Acredito que se o Vereador cria uma Lei é porque ele foi à comunidade e conheceu de perto o problema vivido lá. O Vereador foi na Escola, é um desejo da comunidade, é um desejo popular do nosso município. Por que vetar de uma forma tão absurda? Nós estamos aqui brincando? Nós não estamos aqui brincando. A maior prova disso é nos dada por vocês, com suas presenças, lotando a assistência desta Casa. Sou contra esse tipo de arbitrariedade que vem do Prefeito Municipal. Sou contra quem analisou essas Leis e só posso dizer que as pessoas que analisaram e que as vetaram, são na verdade contra o nosso povo. Não é gente que mora aqui. Não é gente que vive aqui. Para governar esta cidade tem que gostar do nosso povo. Tem que andar de dia e de noite verificando os problemas nesta cidade e não sacudindo a camisa sobre sua cabeça em noitadas perdidas em boate.
Por isso gostaria de esclarecer aqui para meu povo, para meus colegas Vereadores, a diferença que existe na sua postura como Presidente desta Casa, Vereador Nizan César, com a postura do Prefeito Luciano Mota, enquanto Prefeito desta cidade. Ouvi dizer que já passa dos 300 milhões de Reais, o Caixa da cidade. Cadê esse dinheiro? Para que guardar esse dinheiro todo? Enquanto as nossas crianças se higienizam nas Creches e Escolas Públicas com papel higiênico de péssima qualidade. Enfatizo esse município está fossilizado. Está entregue as baratas. Essa Câmara Presidente, penso que todos os Vereadores sentem orgulho do trabalho desenvolvido pelo Senhor. Existe hoje uma diferença muito grande sobre a Postura adotada pelo Legislativo em relação à postura tomada pelo Executivo”, alfinetou o Vereador Jailson Barbosa.


Presidente Nisan César deu sustentabilidade legal à discussão



“Gostaria de pedir a Secretaria Legislativa desta Casa, que junto com a Procuradoria fizesse um Ofício, contando com as assinaturas de todos os colegas, solicitando a Secretaria de Governo da Prefeitura, para que responda todos os pedidos de indicações feitas. A da Retirada de Lixo; a retirada de entulho; buracos tapados; troca de lâmpadas e etc... Tem mais de 140 pedidos feitos por esta casa e a três meses nenhum deles foi respondido. Queremos resposta de todos. Quer vetar, veta, mais vai responder tudo que esta casa está pedindo. Esta casa não está brincando de fazer Lei. Essa casa não está brincando de trabalhar e essa casa quer ser respeitada; a nossa Procuradoria é composta por três professores de Direito, entre eles dois Constitucionais e um Tributário e essa casa merece ser respeitada” observou incrédulo o presidente Nisan César defendendo o trabalho Legislativo.


Marco Barreto explicou que Secretaria de Saúde tirou suas dúvidas relacionadas ao trabalho efetuado pela pasta 



“Presidente sirvo-me do presente para encaminhar o relatório da entrevista realizada com a Secretária de Saúde, Maria Ireniz Peres Soares Cabral, ocorrida no dia 2 de maio. O que me motivou a solicitar esta entrevista foi o fato de pedir esclarecimentos e providências à Secretaria de Saúde sobre as razões das recorrentes insatisfações de pacientes dos Programas da Unidade Básica de Saúde, da UPA e do Hospital São Francisco Xavier que não estão sendo assistidos de forma satisfatória em relação aos serviços de insumos médicos de uso contínuo; na distribuição de medicamentos para uso emergencial, na entrega de fraldas descartáveis aos usuários, no pedido de remoções e etc... Esclareci, que nós do Legislativo, entendemos que precisamos contar com a criteriosa atenção e alto poder de resolução de toda a Secretaria de Saúde, para que os usuários do serviço não fiquem desassistidos e vulneráveis”, disse satisfeito com o resultado obtido pela entrevista, o Vereador Marco Barreto- Presidente da Comissão de Saúde.



Abeilardinho quer manutenção para Pista de Skate do Jardim América 


A Câmara Municipal de Itaguaí em sessão ordinária realizada no dia 30 de abril aprovou por unanimemente a indicação do autor Vereador Abeilardindo Goulart para que fosse oficiado ao Prefeito Municipal uma solicitação de estudo de viabilidade do órgão competente da municipalidade com objetivo de realizar uma manutenção na pista de Skate que se estende na Praça do Bairro Jardim América.


Noel do SOS defende obres de revitalização no bairro Leandro


A Câmara Municipal de Itaguaí em sessão ordinária realizada no dia 30 de Abril, aprovou por unanimemente a indicação do autor Vereador Noel Pedrosa,m para que fosse oficiado ao Prefeito Luciano Mota a solicitação de estudo de viabilidade do órgão competente da municipalidade com objetivo de realizar as seguintes melhorias para o bairro Leandro: Limpeza no recuo da Rua Safira, poda das árvores que estão cobrindo a estrada e as ruas, construção calçadas públicas, melhorias da iluminação pública, passagem de máquina, asfaltamento e fornecimento de água encanada e tratamento de esgoto.  


Marco Barreto defende uso responsável de medicação


È sem dúvida, um prêmio ao reconhecimento da Medicação responsável. Anteriormente existiu uma cultura de que o quanto mais ocorresse em medicação melhor seria e muitas das vezes a vigilância sobre as autoridades sanitárias eram deixadas de forma despercebidas.
A importância de certas resoluções feitas pelas ANVISA merece nosso respeito. Agora tem medicamentos que não são necessários. Aquela receita de Bula Especial, não precisa da receita azul, não precisa da amarela, mas é fundamental de quando a pessoa precisar comprar apresente a prescrição médica. Por causa disso é necessário que tenha no balcão ou próximo dele uma placa, um mural ou até mesmo um formulário, que demonstre os medicamentos para que tanto o atendente quanto o próprio paciente saiba que automedicação é também problema de Saúde Pública.
Já em relação à questão do medicamento faltoso, quando apresentei esse projeto, não estava num nível acalorado como agora. Antes de chegarmos na Sessão, o Vereador Genildo Gandra me alertou sobre a questão dos medicamentos em falta. Por conta da denúncia, fui fazer uma pesquisa do que está acontecendo realmente. Fiquei surpreso ao ser informado de que a validade de compra já tinha expirado. Os responsáveis por este setor me garantiram que até o dia 15 de maio todos os problemas com os medicamentos estarão solucionados, afirmou categoricamente o Vereador Doutor Marco Barreto.





 Noel do SOS é favor da Licitação, mas acredita que Ações Emergênciais são necessárias


Vereadores convocam Secretária de Administração para prestar esclarecimentos
“A questão é a seguinte, a Licitação é a forma mais correta se escolher um determinado fornecedor com parceiro.Não existe governo mais limpo e maravilhoso quando tudo é efetuado através de um legal processo Licitatório. È bonito, organizado. Mas vamos pensar no alto número de pessoas que morreram por não serem atendidas, durante este período até resolver os trâmites de uma Licitação. É justo? Como explicar para os entes queridos a morte de um parente por causa da demora de um processo Licitatório? Pois a Licitação demora par ser escolhida e apontada como a vencedora. Acredito que, em casos como esses, tem que se fazer emergencial. Ninguém aqui é oposição. Ninguém aqui está batendo no governo. Estamos aqui para ajudar a resolver. Queremos fazer o governo andar, ajudar, queremos respostas. Estão mandando pessoas daqui para serem atendidas em outros municípios.
A questão da operação de vista que anteriormente era feita em Niteroí, mas foi cortada. O importante é enviar a resposta para que a população saiba que esta casa trabalha. Tem projetos que estão sendo vetados, então a população precisa saber de detalhes deste processo”, sugeriu Noel do SOS..
Esta nova discussão motivou a necessidade, por parte da mesa diretora, de convocar a Secretária municipal de Administração para comparecer à Câmara para prestar esclarecimentos





Vicente Rocha vê Governo inoperante




“Nada é tão importante quanto falar algumas decisões do plenário desta casa. Do comportamento de valorização do Poder Legislativo. Quero destacar a importância de a gente tomar atitudes, de não ter medo de nada. Pois quem nos elegeu foi o povo, então, temos que ter coragem para expor os problemas que estão nos afligindo. Foram denúncias muito graves.
Vi o Vereador Jailson Coelho falar sobre o que já tinha ouvido as pessoas nas ruas comentando, que há vários dias as Escolas Públicas carecem da regular entrega de material de limpeza; que os professores estão fazendo “vaquinha” para comprar água, venho o ouvido comentários negativos sobre a questão da Saúde Municipal, que está faltando remédio nas prateleiras dos Postos de Saúde. Temos um compromisso com a cidade e não podemos deixar isso acontecer.
Minha mulher foi assaltada nesta semana, levaram seu carro, celular e seus pertences pessoais. Fico preocupado porque o caso me relembrou o assalto recente ao qaul fora vitima o Vereador Abeilardinho. Será só mais uma coincidência?      
Observei também a total falta de Planejamento na cidade, quando soube que os professores não têm condições de voltar para casa depois de um dia de trabalho árduo. É porque simplesmente não tem transporte que circule depois das 10 horas da noite na cidade para ligá-la a outro município.    
Presidente fui também a um Banco, e pude verificar a vergonha como os cidadãos são tratados pelas instituições financeira. As filas são imensas e agora tornou prática ter de aguardar atendimento do lado de fora do Banco. Como pode?
A coleta de lixo não está boa. Colocaram caminhões de coleta com capacidade de armazenar lixo menor e com isso não dá tempo para eles irem ao CTR e voltar para coletar o restante no mesmo dia. Deixando para finalizar a coleta apenas no dia seguinte, acumulando rotas e, com isso, aglomerando o lixo nas esquinas da cidade.
Recentemente conheci a Secretaria de Deficiente Físico de Nova Iguaçú e pude ver no mapa que na nossa cidade temos uma população de deficientes físicos de aproximadamente vinte mil pessoas, que sofrem de algum tipo de anomalia física. Daí  indago o que foi feito, o que tem sido realizado para incluir este “Exército” de deficientes, que não tem acesso aos mais simples serviços de cidadania pública. Não tem nem uma ação do governo para ajudar esses deficientes”, expressou sua revolta o Vereador Vicente Rocha.

  
Jaílson Barbosa pede cópia do Contrato com a Tri Star


“Somos testemunhas de que em cada canto da cidade existe um grande foco de lixo domiciliar inconvenientemente armazenado esperando pela coleta urbana periódica. O que mais chama a atenção é da região dos Prédios na área que vai até a antiga estação de trem. Temos de solicitar ao Poder Público uma cópia da Licença de Operação da empresa responsável em coletar o lixo domiciliar. Soube que esta empresa foi fundada em fevereiro deste ano.
A Tri Star tem deveres obrigatórios a cumprir para fazer valer seus direitos previstos em contrato. Com a licitação em nossas mãos, poderemos cobrar com mais profundidade este tipo de ação. Solicito que a Presidência encaminhe o pedido de uma cópia da Licitação à prefeitura para que possamos ter um acompanhamento mais real dos fatos paticados, pediu o Vereador Jailson Barbosa.

Jailson Barbosa denuncia negligência da Prefeitura com a APAE  


“Venho denunciar que durante este final de semana, ao compartilhar com uma Rede Social, o Facebook, deparei-me com uma nota à população de Itaguaí emitida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itaguaí, a APAE de Itaguaí.
O teor da Nota é o seguinte:
“Informamos que a APAE de Itaguaí, estará paralisando os seus atendimentos na área clínica e escolar até que se resolva o problema referente ao desvio do processo 6207/10 que o que gerou o convênio entre a Prefeitura e a APAE, resultando na falta de pagamentos de nossos profissionais desde janeiro de 2013, tal processo desviou-se nos órgãos responsáveis pelo repasse do Convênio da APAE Itaguaí.
Lamentamos o inconveniente, mas nossos funcionários também têm a obrigação e precisam receber os seus direitos trabalhados.
Assinado Cíntia Fraga - Presidente da APAE
Essa senhora recebeu recentemente uma Moção entregue pela Vereadora Mirian Pacheco. Quero me solidarizar pela sua Moção e peço que essa Moção seja respeitada pelo Poder Público, porque a dona Cintia Fraga trabalha, com crianças excepcionais. Nós Vereadores, autoridades, o cidadão comum itaguaiense não pode deixar que isso passe em branco.
São pessoas com Síndrome de Down que precisam do apoio de todos para que este fundamental serviço possa ser restabelecido o mais rápido possível. Graças a Deus temos os nossos filhos que felizmente não precisam desses tratamentos especiais. Mas e essas mães e pais, suas famílias e principalmente aquele ser especial que sofre, mas já está acostumado com aquele tratamento. Já está acostumado com aquela rotina diária de atividades praticadas com profissionais e especialistas da APAE.
Choro sim e sabe por que eu choro, porque eu sou dessa Terra. Vim da Ilha da Madeira, sem dinheiro para estudar. Venci, estou aqui com um maior orgulho e não me esqueci de ninguém. Agora vem bandido de fora para cá, esquecer das crianças com Síndrome de Down. Como é que a gente faz? Fica calado? Vai para casa e não consegue dormir? Onde já se viu perderam o documento. Estão parando as atividades e como ficam essas crianças? Respondam... Se alguém tem a resposta, como elas vão ficar? Quatro meses sem os funcionários receber. Isto é uma Vergonha! As autoridades desses municípios vão ficar calados. O Senhor Juiz; o Senhor Promotor vão ficar calados? Para que serve Juiz; Promotoria Pública, Ministério Público,está aqui o documento. Não foi o Vereador Jaílson quem escreveu não, foi á presidente da APAE, isso não cabe o Ministério Público, isso não cabe ao Juiz, ter pelo menos um coração Humano? Para que serve Juiz, só julgar processos políticos. Para que servem as autoridades? Que a sua Moção seja respeitada, isso é um absurdo, essa bagunça tem que terminar.
Gostaria de enviar ao Deputado Romário, que possui uma filha excepcional, para que ele leia na Tribuna da Câmara Federal este descalabro.
Vamos esperar mais o quê deste governo que já está no fundo do poço. Estamos aqui mostrando os caminhos e nada. O que não podemos fazer é nos calar e compactuar com esta inércia instaurada. Com essa palhaçada administrativa. Esse município tem que tomar um rumo certo”, clamou finalizando o Vereador Jailson Barbosa.


Mirian Pacheco lamenta o fato ocorrido e relata drama pessoal vivido em virtude da situação



 “É uma pena esse Processo ter sumido na Prefeitura. Tive conversando com a Cíntia Fraga. Conheço profundamente o trabalho sério desenvolvido por ela à frente da APAE. Até mesmo porque tenho uma irmã especial que sofre de retardo mental. Ela tem 47 de idade, mas sua idade mental é de apenas 7 anos. É um retardo mental considerado  moderado.
Minha irmã é matriculada na APAE e ela está sem estudar já há uma semana. Ela está muito triste e nossa família toda também com a situação indefinida criada pela perda do documento. Até mesmo porque a Prefeitura Municipal não dispõe de uma entidade pública própria que cuida dos portadores de necessidades especiais desde seus nascimentos até a fase adulta. APAE possui um diferencial. Já o CEMAI cuida de crianças de 7 até os 14 anos de idade”, detalhou a Vereadora Miriam Pacheco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário