sábado, 8 de junho de 2013

Itaguaí ABC124 -Marco Barreto faz análise sobre sistema de Saúde de Itaguaí


 Foto: Itaguaí ABC124 -Marco Barreto faz análise sobre sistema de Saúde de Itaguaí 

O Vereador Marco Barreto também fez uso da Tribuna daquela Casa de Leis para discursar sobre o período em que chegou naquela Casa como Vereador Eleito. “Naquela ocasião, a questão da Saúde Municipal fora levantada por mim, quando convoquei até o Diretor da UPA, para que trouxesse explicações sobre o trabalho lá realizado. Lembro que em relação a esse ponta pé inicial, promovi até incursões  na Secretária de Saúde, na Secretaria de Administração, no setor de Compras da Prefeitura em relação aos insumos médicos que estavam faltando. Pois a mídia social cobra muito e temos que ser cobrados mesmo. Porém essas mesmas mídias que não aceitam as explicações, também têm todo o direito de não aceitar as explicações, seria interessante que essa mesma mídia fizesse um processo de investigatório, isento nas autoridades, já que nós temos o papel de fiscalização  e o de Legislar, fazer leis , me impressiona muito o fato da situação atual da Saúde não ser um fato de apenas 5 meses, mas uma situação que já vem ao um longo tempo, e a gente ver o modelo de gestão ultrapassado e surgindo um novo modelo, então inúmeras pessoas me cobraram na internet o fato do Hospital São Francisco não ter médico, só que me assusta o fato dessa pessoa ter um irmão que colabora comigo, e porque esta pessoa que tem a função de colaborar também não foi investigar? Não foi trazer para população  uma informação precisa objetiva?, indagou o Parlamentar. 
“Não fico feliz de saber que um Hospital de porte não tem médico, só que sou médico e sei também de complicadores sociais na função de um médico. Quem dera que Hipócrates, o Pai da Medicina, tivesse na nossa alma fazendo com que nós realmente fossemos fiel ao juramento feito no ato de formação médica, mas, infelizmente, não é assim que funciona na prática: a mercantilização da Medicina abrangeu a todos os setores e a vida das pessoas vira mercadoria, acontece isso que está acontecendo. Então  também fui informado que já existe uma nuvem escura pairando que talvez a partir do dia 26 de junho, não terá mais a alimentação na Saúde e fica em mim uma pergunta: essa nuvem escura é criada pelo mental das pessoas que querem jogar pedra e prejudicar um processo de organização e planejamento, falamos que tanto na Educação e na Saúde está tendo esse tipo de planejamento. Então queria pedir, que por exemplo na questão da falta do médico, o município abrigue o quanto de reserva de pessoas que pudessem ser acionadas nesse momento de emergência. Só que a gente, a população não pode culpar a Secretária de Saúde, o Prefeito Luciano Mota, ou Doutor Marquinho da Comissão de Saúde, não tem a responsabilidade pela falta deste médico. Então a gente precisa é criar um plano B para colocar em ação quando for necessário. Precisamos Unir Forças”, clamou o Vereador Marco Barreto pelo bem de todos os munícipes.


O Vereador Marco Barreto também fez uso da Tribuna daquela Casa de Leis para discursar sobre o período em que chegou naquela Casa como Vereador Eleito. “Naquela ocasião, a questão da Saúde Municipal fora levantada por mim, quando convoquei até o Diretor da UPA, para que trouxesse explicações sobre o trabalho lá realizado. Lembro que em relação a esse ponta pé inicial, promovi até incursões na Secretária de Saúde, na Secretaria de Administração, no setor de Compras da Prefeitura em relação aos insumos médicos que estavam faltando. Pois a mídia social cobra muito e temos que ser cobrados mesmo. Porém essas mesmas mídias que não aceitam as explicações, também têm todo o direito de não aceitar as explicações, seria interessante que essa mesma mídia fizesse um processo de investigatório, isento nas autoridades, já que nós temos o papel de fiscalização e o de Legislar, fazer leis , me impressiona muito o fato da situação atual da Saúde não ser um fato de apenas 5 meses, mas uma situação que já vem ao um longo tempo, e a gente ver o modelo de gestão ultrapassado e surgindo um novo modelo, então inúmeras pessoas me cobraram na internet o fato do Hospital São Francisco não ter médico, só que me assusta o fato dessa pessoa ter um irmão que colabora comigo, e porque esta pessoa que tem a função de colaborar também não foi investigar? Não foi trazer para população uma informação precisa objetiva?, indagou o Parlamentar.
“Não fico feliz de saber que um Hospital de porte não tem médico, só que sou médico e sei também de complicadores sociais na função de um médico. Quem dera que Hipócrates, o Pai da Medicina, tivesse na nossa alma fazendo com que nós realmente fossemos fiel ao juramento feito no ato de formação médica, mas, infelizmente, não é assim que funciona na prática: a mercantilização da Medicina abrangeu a todos os setores e a vida das pessoas vira mercadoria, acontece isso que está acontecendo. Então também fui informado que já existe uma nuvem escura pairando que talvez a partir do dia 26 de junho, não terá mais a alimentação na Saúde e fica em mim uma pergunta: essa nuvem escura é criada pelo mental das pessoas que querem jogar pedra e prejudicar um processo de organização e planejamento, falamos que tanto na Educação e na Saúde está tendo esse tipo de planejamento. Então queria pedir, que por exemplo na questão da falta do médico, o município abrigue o quanto de reserva de pessoas que pudessem ser acionadas nesse momento de emergência. Só que a gente, a população não pode culpar a Secretária de Saúde, o Prefeito Luciano Mota, ou Doutor Marquinho da Comissão de Saúde, não tem a responsabilidade pela falta deste médico. Então a gente precisa é criar um plano B para colocar em ação quando for necessário. Precisamos Unir Forças”, clamou o Vereador Marco Barreto pelo bem de todos os munícipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário